#210808

#672417

Pesquisar
Close this search box.
Vereadores aprovam lei que institui o Regime de Previdência Complementar, em Santa Luzia

Vereadores aprovam lei que institui o Regime de Previdência Complementar, em Santa Luzia

Data da Notícia: 10 de outubro, 2023
Última Modificação: 10 de outubro, 2023

A Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária da noite desta terça-feira (10), o Projeto de Lei Nº 74/2023, de autoria do Governo Municipal, que institui o Regime de Previdência Complementar (RPC) no âmbito do município de Santa Luzia. A matéria fixa o limite máximo para concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata a Constituição Federal, e autoriza a adesão a plano de benefícios de previdência complementar.

Na discussão do projeto sobre a adesão ao regime de Previdência Complementar, o líder do governo, professor Félix Júnior (MDB), pontuou que a matéria pretende adequar o Regime de Previdência Complementar ao disposto no artigo 40, § 15º, da Constituição Federal de 1988¸ com a redação dada pela Emenda Constitucional n.º 103/2019, que versa sobre a não obrigatoriedade da natureza pública da entidade de previdência complementar.

Com a alteração na legislação, agora, o Poder Executivo poderá oferecer e patrocinar planos e benefícios previdenciários por meio de entidades fechadas de natureza pública ou privada, atendendo ao disposto na Emenda Constitucional n. º 103/2019, que tornou obrigatória a instituição do regime de previdência complementar pelos Entes Federativos.

Ainda de acordo com o texto da matéria, o processo de escolha da entidade fechada de previdência complementar deverá ser precedido de processo seletivo conduzido com impessoalidade, publicidade e transparência, contemplando requisitos de qualificação técnica e economicidade indispensáveis à garantia da boa gestão dos planos de benefícios.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support