#210808

#672417

Pesquisar
Close this search box.
Vereadores aprovam PL que autoriza indenização aos proprietários de terrenos ocupados pelo município e doação de áreas para moradias populares e distrito industrial

Vereadores aprovam PL que autoriza indenização aos proprietários de terrenos ocupados pelo município e doação de áreas para moradias populares e distrito industrial

Data da Notícia: 5 de setembro, 2023
Última Modificação: 5 de setembro, 2023

A Câmara Municipal de Santa Luzia aprovou, por unanimidade, na noite desta terça-feira (5), o projeto de Lei N° 051/2023, encaminhado pelo prefeito José Alexandre – Zezé, que regulamenta e autoriza o Poder Executivo a regularizar e indenizar proprietários de terrenos particulares que foram ocupados pelo município. A matéria autoriza também a doação de terrenos a pessoas carentes para a construção de habitações populares.

De acordo com o PL, a indenização aos proprietários dos terrenos particulares ocorrerá independente de processo de desapropriação, tendo em vista que as áreas já foram ocupadas por necessidade da realização de obras públicas. A matéria regulamenta ainda que os valores atribuídos serão calculados pelo Setor de Engenharia da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, tomando por base o valor imobiliário de mercado.

DOAÇÃO DE TERRENOS

O projeto estabelece ainda que o Poder Executivo faça a doação de áreas do município de até 160 metros quadrados para a construção de moradias populares. Serão contempladas prioritariamente famílias carentes em situação de vulnerabilidade social, que tenham comprovadas a necessidade de construção residencial para moradia própria, bem como não seja contemplado com outro programa habitacional do município.

No debate da matéria, o vereador Professor Félix Júnior (MDB) destacou a importância social da propositura, que tem o objetivo de regularizar terrenos particulares que, outrora, foram invadidos pelo Poder Público municipal. “Diante da aprovação desse projeto, deverá se criar uma comissão para averiguar a veracidade de pleitos que se encontram em tramitação na Prefeitura Municipal. O segundo objetivo corresponde as doações para pessoas carentes para que eles possam construir as suas residências”, disse.

O vereador Ricardo Morais (União Brasil) cobrou a elaboração de projeto social pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia para liberação de fonte de crédito com juros baixos, que possibilite pessoas carentes a construírem a casa própria. “É legal fazer a doação, mas a gente tem que pensar numa forma de construir ferramentas que possibilitem essas pessoas a construírem as suas casas, e não dar apenas o terreno”, frisou.

A vereadora Hianna Nóbrega destacou o empenho do Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), para a construção de habitações populares.

DISTRITO INDUSTRIAL

Em seguida, os vereadores aprovaram Emenda, de autoria do vereador Netto Lima (MDB), que adiciona dispositivo ao referido Projeto de Lei Nº 051/2023, que possibilita a doação de terreno com área equivalente a três hectares à Associação de Empreendedores Individuais, Micro e Pequenos Empresários da Veneza Paraibana, para a construção de um Distrito Mecânico e Industrial no município de Santa Luzia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support