#210808

#672417

Pesquisar
Close this search box.
Presidente Thiago Araújo encerra gestão marcada pela alta produção legislativa e implantação de melhorias e modernização da CMSL

Presidente Thiago Araújo encerra gestão marcada pela alta produção legislativa e implantação de melhorias e modernização da CMSL

Data da Notícia: 31 de dezembro, 2022
Última Modificação: 6 de fevereiro, 2023

O presidente Thiago Araújo conclui a gestão à frente da Câmara Municipal de Santa Luzia (CMSL), neste sábado, dia 31 de dezembro. O mandato de dois anos (2021 e 2022) ficou marcado pela alta produção legislativa e pela implantação de significativas melhorias na estrutura de trabalho para os vereadores, e modernização no funcionamento da Casa Dr. Francisco Seráphico da Nóbrega Filho.

“Neste período como Presidente, procurei manter a Câmara Municipal de acordo com os princípios que me regem, tais como honradez, dedicação, honestidade, responsabilidade, coragem e fé. Agradeço aos colegas vereadores pela colaboração, cordialidade e parceria. Nem todas as decisões foram fáceis, nem todas as votações foram unânimes, porém a divergência faz parte do processo democrático. E, mesmo assim, conseguimos manter a harmonia nas relações”, comenta.

De acordo com os dados disponibilizados pela Secretaria Legislativa, ao todo, foram realizadas 37 sessões ordinárias, 11 sessões extraordinárias e 7 sessões solenes. Em produção legislativa, foram apresentados 260 Projetos de Lei Ordinária; 177 Requerimentos; 6 (seis) Resoluções; 254 Indicações ao Poder Executivo; 204 Moções; 265 Pareceres de Legislação; 131 Pareceres de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; 18 Pareceres de Educação, Saúde e Assistência; 2 (dois) Pareceres de Obras e Serviços Públicos; 2 (dois) Pareceres de Obras e Serviços Públicos; 2 (dois) Pareceres de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente; 13 pareceres jurídicos solicitados pelas comissões da Casa e 13 contratos de comodato.

MELHORIAS

Ao longo de seu mandato, enquanto presidente, Thiago Araújo não mediu esforços para oferecer uma estrutura de qualidade aos vereadores e servidores da Câmara. Entre as principais realizações, esteve a devolução de R$ 626.061,68 (seiscentos e vinte e seis mil, sessenta e um reais e sessenta e oito centavos) aos cofres públicos. O valor integra o duodécimo repassado pelo Executivo ao Legislativo, que está fixado em 7% do orçamento anual.

“Quero agradecer o empenho de todos os vereadores que fizeram parte da Mesa Diretora neste biênio de 2020/2022, todos foram fundamentais para a realização de um bom trabalho, deixo a Presidência com o sentimento de dever cumprido e de que tudo foi feito com a melhor intenção possível para o bem de todos os onze vereadores e de todos os servidores da Casa, ações que refletiram diretamente em benefício da nossa população. Faço votos que o meu sucessor, Netto Lima, dê sequência neste trabalho e realize uma grande gestão”, destaca Thiago Araújo.

Entre as demais ações realizadas pelo mandato do presidente Thiago Araújo, estão:

– Digitalização e indexação dos documentos e matérias apresentadas ao longo do biênio 2021-2022 no sistema de processos legislativos, medidas que garantem a contenção de gastos e contribuem para a pratica da sustentabilidade.

– Modernização do Regimento Interno do Poder Legislativo Municipal (Resolução Nº 04/2021), que foi amplamente revisado e atualizado em consonância com as regras do processo legislativo. A elaboração foi da Procuradoria Jurídica da CMSL em parceria com os parlamentares.

– Implantação de sistema de energia solar com capacidade de geração de 1.000 kwh mensais, proporcionando mais economia nas despesas da Casa Legislativa com energia elétrica.

– Convocação e posse de novos servidores do Poder Legislativo, que foram aprovados no último concurso público, de Nº 001/2019, para contratação de profissionais de níveis fundamental e médio.

– Prorrogação por mais dois da validade do concurso público regido pelo Edital nº 001, de 14 de novembro de 2019, para o ingresso de novos servidores. O presidente da CMSL, Thiago Araújo, assinou o Decreto nº 002/2022, que autoriza a vigência do concurso até 29 de julho de 2024.

– Conquista da escritura definitiva de posse do prédio da Câmara Municipal de Santa Luzia, que há anos estava em situação pendente em cartório.

– Realização do tombamento de todos os equipamentos e aparelhos da Casa Dr. Francisco Seráphico da Nóbrega Filho;

– Aquisição de um novo veículo modelo Renault Logan, no valor de R$ 82 mil, para o trabalho exclusivo dos membros do Poder Legislativo.

– Doação de um veículo, modelo Chevrolet Prisma, para uso do Poder Executivo.

– Aquisição de notebooks novos para o trabalho dos 11 vereadores que compõem o Poder Legislativo municipal

– Promoção de melhorias nos equipamentos de sonoplastia, áudio e vídeo da Câmara Municipal.

– Implantação do Setor de Comunicação e Assessoria de Imprensa do Poder Legislativo, com melhoria no site institucional, perfis nas redes sociais e realização do programa de entrevistas, Câmara em Ação, com destaque para o trabalho dos vereadores.

– Parceria para realização de cursos profissionalizantes gratuitos para a população através do Projeto Capacitar Brasil.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support