#210808

#672417

Pesquisar
Close this search box.
Presidente Netto Lima e vereador Ricardo Morais representam o Poder Legislativo de Santa Luzia em capacitação do TCE-PB

Presidente Netto Lima e vereador Ricardo Morais representam o Poder Legislativo de Santa Luzia em capacitação do TCE-PB

Data da Notícia: 15 de setembro, 2023
Última Modificação: 28 de setembro, 2023

A Câmara Municipal de Santa Luzia esteve representada no Curso de Urbanismo Inteligente e Controle Externo, que aconteceu na última quinta-feira (14), no auditório da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, sede Poder Legislativo, na cidade de Patos. O evento é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), a cargo da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), organismo sob coordenação do conselheiro Arnóbio Viana.

Representaram o Poder Legislativo de Santa Luzia, o presidente da CMSL, Netto Lima (MDB) e o vereador Ricardo Morais (União Brasil). “Uma grande oportunidade de aprendizagem, sobretudo, para nós parlamentares, que executamos diariamente a função de legislar em função de políticas públicas eficazes em favor da população”, disse Netto Lima.

O evento contou com as presenças de representantes de cerca de 20 municípios da Região Metropolitana de Patos e de outras cidades sertanejas paraibanas. O objetivo foi capacitar os gestores municipais para o planejamento urbano e para aprimorar as técnicas de controle externo e foi ministrado pelo Conselheiro Arnóbio Alves Viana; o secretário da Ecosil – Escola de Contas do TCE, Carlos Aquino e o Auditor de Controle Externo, André Agra.

O curso foi aberto pelo conselheiro Arnóbio Viana, que durante palestra destacou a importância de repassar informações atualizadas para os gestores públicos. “Nós estamos aqui hoje para falarmos de assuntos que muitos até podem pensar que não tem nada a ver o ofício do Tribunal de Contas, geralmente associado tão somente a análise das contas municipais. Mas, o Tribunal de Contas não é apenas isso. Ele procura fazer com que os recursos públicos, que são escassos, poucos, sejam bem aplicados em serviços para a população.”, resumiu o conselheiro, apresentando em seguida, um slide com exemplos de obras urbanas adequadas às exigências do Código de Postura e Urbanismo das cidades.

Em seguida foi a vez do secretário da Ecosil – Escola de Contas do TCE, Carlos Aquino, cumprimentar o público presentes, formado em sua maioria por secretários e vereadores interessados no tema. “Meus cumprimentos especiais aos alunos e alunas do curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública.”, ressaltou Aquino, abrindo em seguida espaço para questionamentos dos presentes.

Já o Auditor de Controle Externo, André Agra, finalizou o curso apresentando alguns números atualizados sobre normas e técnicas para edificação de obras de infraestrutura. “O aquecimento global, por exemplo, que vem provocando chuvas intensas e furacões em algumas regiões, precisa ser considerado na hora de planejar alguma obra. Locais que antes não se cogitava alagamentos, muda com essa nova realidade.”, observou Agra, citando ainda a importância de se avaliar o fechamento de algumas ruas e destiná-las apenas para os pedestres. Ao final, o auditor avaliou a importância da participação dos gestores da região, principalmente pela presença dos secretários de Planejamento e Infraestrutura dos municípios, pois o objetivo do treinamento foi capacitá-los para atuarem de forma eficiente na área de urbanismo e no controle externo, visando, ainda, aperfeiçoar os quadros técnicos municipais.”, pontuou.

Veja imagens do evento:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support