#210808

#672417

Pesquisar
Close this search box.
Câmara aprova adequação do piso nacional da enfermagem aos profissionais do município de Santa Luzia

Câmara aprova adequação do piso nacional da enfermagem aos profissionais do município de Santa Luzia

Data da Notícia: 6 de setembro, 2023
Última Modificação: 6 de setembro, 2023

A Câmara Municipal de Santa Luzia aprovou, por unanimidade, em sessão ordinária na noite desta terça-feira (5), o projeto de Lei N° 54/2023, encaminhado pelo prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé, que regulamenta o pagamento do piso salarial da Enfermagem aos integrantes do quadro de servidores da categoria no município.

A matéria autoriza o Poder Executivo a conceder parcela de complementação de vencimento aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.

Presente à sessão, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Rayra Beserra, destacou o dia histórico para a categoria em Santa Luzia. “Este é um sonho para uma categoria que já perdura há mais de 30 anos, que são os enfermeiros e enfermeiras, que exercem a sua profissão com dedicação, que prima pelo cuidado, pelo amor ao próximo. Historicamente, a Enfermagem traz um legado nesse sentido, mas entendemos ao longo do tempo que esse conceito histórico precisava ser desconstruído, pois, trazia alguns prejuízos no sentido de que a nossa sociedade não reconhecia o devido valor dessa nossa categoria”, disse.

“Estamos passando por um processo de mudança para que a sociedade reconheça a Enfermagem como uma categoria essencial à vida humana. Com isso, devido à complexidade da sua função, deve receber a valorização salarial. Esse piso significa muito mais do que remuneração, significa a mudança de paradigmas, quebra de preconceitos, significa a mudança a elevação da Enfermagem à uma categoria forte, que estuda, que se dedica, que pratica ciência. Essa luta nunca foi por dinheiro, mas por muitas questões que estão por trás”, complementou Rayra Beserra.

A secretária de Saúde, Ceciliana Medeiros, destacou o empenho do governo municipal para consolidação do piso salarial dos profissionais da Enfermagem que trabalham no município. Ela alegou a necessidade de complementação dos valores recebidos por parte do Governo Federal, mas assegurou o pagamento do piso.

“Estamos todos de parabéns com essa conquista. Existe uma planilha que garante a todos os trabalhadores que estiverem na Assistência, que estiverem ativos, receber os valores que forem repassados em seu CPF. Usamos a decisão do STF, vamos pagar proporcional a carga horária e após a aprovação desse projeto, a gestão municipal irá pagar proporcional aos funcionários”, disse Ceciliana.

EMENDA

Os vereadores ainda aprovaram a emenda supressiva, de autoria do vereador Netto Lima, que acrescenta ao texto do Projeto de Lei N.º 54/2023, o acréscimo do pagamento destinado aos servidores da Enfermagem efetivos, contratados e cedidos ao município.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support