#210808

#672417

Sessão solene para entrega de Títulos de Cidadania marca a abertura oficial das comemorações pelos 150 anos de Santa Luzia

Sessão solene para entrega de Títulos de Cidadania marca a abertura oficial das comemorações pelos 150 anos de Santa Luzia

Data da Notícia: 21 de novembro, 2021
Última Modificação: 7 de fevereiro, 2023

A abertura da programação comemorativa pelos 150 anos de emancipação política de Santa Luzia teve início, na noite de sábado (20), com a realização de sessão solene da Câmara Municipal de Santa Luzia (CMSL). Durante o evento, o Poder Legislativo promoveu a entrega de Títulos de Cidadania Santaluziense para 80 pessoas, entre homens e mulheres, com relevantes serviços prestados ao município.

De acordo com o presidente da CMSL, Thiago Augusto, a sessão solene marcou o reconhecimento público dedicado à pessoas que contribuíram e que mantém trabalho e dedicação em diversas áreas de atuação em favor do desenvolvimento de Santa Luzia, bem como para melhoria da qualidade de vida da população.

“O Poder Legislativo Municipal dá a sua contribuição dentro das comemorações pelos 150 anos de Santa Luzia ao reconhecer a importância de personalidades, sem distinção de etnia ou classe social, que contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade. Foi uma sessão solene histórica, que a partir de 2021 se repetirá durante cada aniversário da cidade. Todos os colegas vereadores estão de parabéns pelas proposituras”, destacou Thiago Araújo.
O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo – Zezé, enalteceu o trabalho e a participação do Poder Legislativo dentro das ações comemorativas pelos 150 anos de Santa Luzia. “Esse ato de entrega de Títulos de Cidadania Santaluziense marca o reconhecimento da Casa do Povo, por meio de seus representantes, vereadors eleitos democraticamente pelo voto, para com pessoas que muito contribuíram com o nosso município. A Mesa Diretora da Câmara de Santa Luzia está de parabéns por esta grande sessão solene”, frisou.

RECONHECIMENTO

Durante a solenidade, foram entregues Títulos de Cidadania aprovados pelo Poder Legislativo desde o ano de 2017. Por força da Lei Municipal que define o aniversário da cidade como período para outorga das honrarias aprovadas e por causa da pandemia da Covid-19, as homenagens não puderam ser entregues antes.

Após o recebimento, todos os agraciados pelo Título de Cidadania Santaluziense tiveram direito a discurso. Entre eles, o vice-prefeito de Santa Luzia, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega – Chicão, que agradeceu aos 11 vereadores pela aprovação da propositura por unanimidade.

“Esse título representa aquilo que desempenho desde muito jovem, que é amar Santa Luzia. Em minha vida, nunca abandonei Santa Luzia, sempre estive presente na cidade, seja no convívio diário, nas grandes festas, ou simplesmente fazendo o bem por esse município e pelo seu povo. Isso é o meu objetivo de vida. Eu nasci em João Pessoa, mas meu cordão umbilical é de Santa Luzia, aqui estão minhas raízes, aqui é a minha casa. Agradeço a Câmara de Vereadores por aprovar esse honroso título por unanimidade. Muito honrado que esse reconhecimento venha no momento em que celebramos o sesquicentenário de emancipação política do município”, disse.

O Padre Elias Ramalho, pároco da Igreja Católica de Santa Luzia, foi outro agraciado com o Título de Cidadania. Em discurso, ele agradeceu a Câmara Municipal de Santa Luzia pelo gesto de reconhecimento de sua contribuição com a igreja e a sociedade santaluziense.

“Quero agradecer esse título de cidadania formal, porque de modo afetivo já o tenho. Fui nomeado para Pároco de Santa Luzia por seis anos, mas já se passaram nove anos, e fui recentemente transferido. Mas, levo comigo o afeto, o carinho, a criatividade, e também o forte sentimento de fé, de esperança, de consciência humana que aqui compartilhei e também acolhi”, frisou.
Filho natural do município de Patos, o deputado federal Hugo Motta também celebrou a nova cidadania concedida pelo Poder Legislativo. “Uma alegria participar dessa sessão comemorativa dentro dos 150 anos do município de Santa Luzia, e na oportunidade, faço um agradecimento a cada um dos companheiros vereadores da Câmara Municipal por esse reconhecimento, e por conceder esta importante e honrosa comenda de reconhecimento de filho desta terra”, disse.

E o deputado complementou: “A nossa trajetória de trabalho e de serviços prestados a Santa Luzia vem de alguns anos enquanto ocupante de cargos públicos, representante da Paraíba no Congresso Nacional. Sempre tivemos Santa Luzia como uma prioridade do nosso mandato. A cada ano tenho destinado recursos e emendas importantes que tem ajudado no desenvolvimento e no crescimento desta querida terra. São investimentos em diversas áreas, em educação, infraestrutura, saúde, esporte, sempre em parceria com o Poder Público municipal. Esta é a oportunidade de dizer ao povo de Santa Luzia que temos compromisso e trabalho em favor do município. A nossa responsabilidade só aumenta no momento em que recebo o título de cidadão desta querida terra”.

Natural de Brasília, mas com raízes familiares em Santa Luzia, Gabriel Medeiros Vilar, diretor de gestão, articulação e projetos educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destacou a emoção de ser homenageado na cidade em que seus avós e familiares nasceram e vivem.

“Queria agradecer por este momento, todos sabem o orgulho que tenho das minhas raízes e hoje posso dizer a todos que sou cidadão santaluziense. Agradeço a todos vocês, queria agradecer a minha família, em especial, aos meus avós que não estão mais aqui, Chico Olegário, Emerentina Vilar, José Nazeo, e a minha avó Terezinha que está viva, mas que não pode estar presente. Estou muito feliz em representar a nossa família, uma família humilde, mas com grandes homens e grandes mulheres. Agradeço a todos por esta homenagem”, disse.

HOMENAGEADOS

A sessão marcou a abertura da programação especial para celebrar os 150 anos de emancipação política da cidade, que faz aniversário na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro.

Confira a relação completa de agraciados com os novos títulos de cidadania:

Nancy Lucena Alves
Adriano Patrício de Lima Oliveira
Jarbas Morais
Keila Alves de Queiroz Torres
Izaque Alves da Costa
Kalyane Souza Amarante
Maria Alves da Costa
Josenildo Barboza dos Santos
Rosângela Lula de Medeiros
Gutemberg Martins dos Santos
Maria Elita Sá Nóbrega
Luzia Pollyana de Araújo Gambarra
Antônio Marcos de Morais
Bartolomeu Humberto de Souza
Cícero Nicássio do Nascimento Lopes
Jerônimo Andrade da Nóbrega
MA. Anna Aline Roque Santana Dantas
ME. Felipe Batista de Sá
Maria Lúcia Nóbrega Guerra
Fernando José Guerra
Luiz Gilberto Lopes
Nabor Wanderlei da Nóbrega Filho
Hugo Motta Wanderlei da Nóbrega
Gerson Alves da Silva
Gabriel Medeiros Vilar
Michelle Ramalho
Natália Barros Barboza Diniz
Benedito José de Souza
Francisco Gomes de Araújo Junior
Luís Fernando Martins Santos
Lorena Dantas Martins Montenegro
Laniela Isabela de Azevedo Silva
Thiago Correia de Araújo Pupulin
Francisco Bezerra da Nóbrega
Diego Pablo Maia Baltazar
Kaline da Silva Cunha da Nóbrega
Joelma Dantas Azevedo
Cyntia Araújo Diniz Nóbrega
Joaldo José da Nóbrega
Vitória Maria Costa de Medeiros
Adeildo Vieira dos Santos
Ângelo Mácio Nóbrega de Medeiros
Vanessa Andrade Dantas Liberalino da Nóbrega
Géssica Martins Rufino
Maria Vanussa Severino Roma
Monalisa Fernandes Pereira
Félix Miguel de Oliveira Júnior
Ana Cristina Santana de Oliveira
Marco Antônio Nóbrega Oliveira
Helder da Nóbrega Guimarães
Zuila Maia de Medeiros
Rita Régia Medeiros Maia da Nóbrega
Vinícius de Oliveira Araújo
Geovanna Maia da Nóbrega Araújo
Matheus Assis Medeiros
Ivonilson Joaquim Coelho
Maria Valdirene Costa de Medeiros Dantas
André Pepitone da Nóbrega
Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega
Ana Paula Santos Bezerra
Amanda Paula Santos Bezerra
Edmond Chaker Farhat Júnior
José Wagner de Medeiros
Angela da Rosa Dantas
Ceciliana Medeiros Vanderlei de Chumacero
Josefa da Silva Marinho
Padre Elias Ramalho Gomes
Maria da Penha Dias de Melo
Ana Maria de Azevedo
Dalva Almeida de Melo
Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
Galileu Ricarte Machado Dantas
Maria das Dores Conceição Nóbrega
Maria das Graças Cardozo Pereira da Nóbrega
João Bosco Andrade da Nóbrega
Francisco das Chagas Lopes
Eduardo Liberalino da Nóbrega Santos
Joelsa Dantas de Medeiros
Rafael Sanchez Brandão
Ana Maria Moraes de Medeiros