#210808

#672417

Pesquisar
Close this search box.
Vereadores de Santa Luzia aprovam pedidos de melhorias nas áreas de infraestrutura, zeladoria, saúde e várias homenagens

Vereadores de Santa Luzia aprovam pedidos de melhorias nas áreas de infraestrutura, zeladoria, saúde e várias homenagens

Data da Notícia: 20 de abril, 2023
Última Modificação: 20 de abril, 2023

Por Ascom / CMSL

A Câmara Municipal de Santa Luzia (CMSL) aprovou matérias de relevância na sessão ordinária realizada na noite desta quinta-feira (20). A reunião foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, Netto Lima (MDB). Na pauta, vários Requerimentos e Indicações com proposituras para implantação de melhorias nas áreas de infraestrutura, zeladoria e saúde; e homenagens à Escola ECIT Padre Jerônimo Lauwen, à atletas e filhos do município.

A primeira matéria aprovada foi o requerimento nº 47/2023, de autoria do vereador José Adeildo Tomaz, conhecido como (MDB), com solicitação ao prefeito José Alexandre de Araújo (Zezé), para construção de portais de “boas vindas” nas entradas da cidade, com símbolos referentes à cultura do município.

“É uma porta de entrada de várias cidades, inclusive, já visitei algumas na região sul com esse equipamento nas entradas, que valoriza muito os municípios. Acredito que o prefeito Zezé será sensível ao nosso pedido”, argumentou Hominho.

Os vereadores Ricardo Morais, Tibério Morais, ambos do União Brasil, e Thiago Araújo (MDB), votaram favorável ao projeto, porém questionaram a viabilidade da matéria, devido às regras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para construções no ambiente das rodovias.

“COLÉGIO ESTADUAL”

Os vereadores ainda aprovaram Moção de Parabéns à Escola ECIT Padre Jerônimo Lauwen pela passagem do seu aniversário de 53 anos de fundação. O Requerimento n° 049/2023, de autoria do vereador Professor Félix Júnior (MDB), recebeu as subscrições dos parlamentares presentes.

“Conhecida como a Escola Padre Jerônimo Lawen, ou simplesmente Colégio Estadual, que eu tive o prazer de ser aluno, e, hoje sou professor, que ajudou na formação de milhares de conterrâneos, merece todas as homenagens possíveis”, justificou.

INFRAESTRUTURA

O vereador Ricardo Morais (União Brasil) teve quatro matérias legislativas aprovadas na sessão desta quinta-feira. Todas são referentes à implantação de melhorias na área de infraestrutura e zeladoria do município de Santa Luzia. Entre elas, o Requerimento nº 50/2023, que solicitou ao Poder Executivo melhorias na iluminação da rodovia federal BR-230, em trecho que compreende o perímetro urbano de Santa Luzia.

As outras matérias aprovadas de autoria de Ricardo Morais foram: o Requerimento nº 51/2023, com solicitação ao Executivo Municipal, para que escola desativada na Comunidade Gato Preto possa ser transformada em Unidade Básica de Saúde (UBS); o Requerimento nº 52/2023, cobrando a revitalização de estradas vicinais que dão acesso às comunidades Santo Antônio, Gato Preto e Maracajá; e o Requerimento nº 53/2023, com pedido para que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos possa realizar limpeza e tratamento adequado do esgoto no canal público.

“Foram quatro requerimentos solicitados pela população de Santa Luzia, com propostas de melhorias para o cotidiano das pessoas e para a cidade”, justificou o vereador, que foi aparteado pelos colegas Hominho, Thiago Araújo e Félix Júnior, todos do MDB.

“Desde o primeiro ano do mandato, que o prefeito Zezé tenta viabilizar esse projeto [de iluminação da BR-230] junto ao DNIT. Desde o início, que o prefeito vem promovendo uma verdadeira revolução nessa área e hoje a gente vê a beleza que é a cidade toda iluminada com lâmpadas de LED. Assim que o DNIT autorizar, a Prefeitura irá fazer”, disse Felix Júnior.

PEQUENO EXPEDIENTE

Após a aprovação das matérias que contavam na ordem do dia, foi iniciada a segunda-fase dos trabalhos (pequeno expediente), com apresentações de requerimentos, registros, indicações e moções de maneira verbal pelos parlamentares. Confira as matérias apresentadas, de acordo com o autor da propositura:

Flávio Marinho (MDB):

– Moção de Parabéns dedicado ao jovem Geovani Medeiros, conhecido como “Raidinho”;
– Moção de Parabéns dedicada à funcionária da Prefeitura de Santa Luzia, Ceicinha Medeiros.
– Moção de Parabéns a Armando Moisés, pela passagem e seu aniversário.

Netto Lima (MDB):

– Moção de Parabéns dedicado ao chefe de gabinete da Presidência da CMSL, Adão Leitão de Araújo Sobrinho, pela passagem de seu aniversário no último dia 13 de abril;
– Moção de Parabéns ao empresário Davi Lima Rocha Santos, pela passagem de seu aniversário;
– Moção de Parabéns à secretária-geral da Câmara Municipal, Anadelza, pela passagem de seu aniversário.

Ricardo Morais (União):

– Indicação ao Poder Executivo Municipal para viabilizar máquinas para recuperar trecho de estrada vicinal (subida), que dá acesso entre as comunidades do Talhado e Pinga.

Tibério Morais (União):

– Indicação ao Poder Executivo para recuperação da estrada vicinal que dá acesso à Comunidade Saco, na zona rural do município.
– Indicação ao Poder Executivo para realização de limpeza das margens do Açude Padre Ibiapina (Açude Velho);

Galvincio (MDB):

– Moção de Aplauso ao jogador de futebol santaluziense Jefferson Maciel, contratado pelo Botafogo do Rio de Janeiro.
– Moção de Aplauso ao atleta Rafael Messias, conhecido como Keka, pela conquista de medalhas de ouro no II Troféu Nordeste de Atletismo Master.

Thiago Augusto (MDB):

– Indicação ao Poder Executivo para implantação de sistema virtual de comunicação entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica Municipal e Farmácia Básica, com o objetivo de facilitar o agendamento de serviços ofertados pelo sistema de saúde do município.

A matéria recebeu a subscrição dos vereadores Netto Lima e Milton Lucena (União).

Hianna Nóbrega (União):

– Indicação ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a compra de aparelho de Raio-X para a Policlínica Municipal.
– Indicação novamente ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para contratação de profissionais na área de endodontia (tratamento de canal), que tem recebido grande procura nos serviços públicos.

Veja imagens da sessão:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support