#210808

#672417

Pesquisar
Close this search box.
Câmara Municipal de Santa Luzia realiza solenidade histórica de transmissão de cargo no Poder Executivo

Câmara Municipal de Santa Luzia realiza solenidade histórica de transmissão de cargo no Poder Executivo

Data da Notícia: 7 de janeiro, 2023
Última Modificação: 6 de fevereiro, 2023

Prefeito Zezé se licencia e vice, Chicão assume Prefeitura de Santa Luzia interinamente por 30 dias.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Luzia realizou solenidade extraordinária, na última sexta-feira (6), para a transmissão do cargo do prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo, Zezé ao vice-prefeito, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega, Chicão. O titular Zezé se licencia temporariamente do mandato para descanso com a família. Chicão exercerá a função de prefeito em exercício no período entre 6 de janeiro e 5 de fevereiro.

O ato de transmissão de cargo foi possível graças a aprovação pelos vereadores de Santa Luzia do Decreto Legislativo Nº 01/2023, que autoriza o afastamento do prefeito de Santa Luzia do exercício das atribuições do cargo para ingressar em gozo de férias. A Lei Orgânica do Município, por meio do Artigo 58, II, bem como o Regimento Interno do Poder Legislativo, por meio do Artigo 155, dispõem que sendo a o período de licença superior a 20 dias, será necessária autorização pela Câmara Municipal.

O ato foi conduzido pelo presidente do Poder Legislativo, Netto Lima, que parabenizou o prefeito em exercício pela posse no mandato, e fez um relato sobre quando iniciou na atividade política, citando o incentivo do então candidato a prefeito, Chicão, às vésperas da eleição de 2008.

“Pelas mãos de Chicão e do saudoso ex-vereador Anchieta Lima, meu Pai, que entrei para a política. Eu o tenho, Chicão, quase como um Pai, e me sinto honrado em dar posse ao Senhor como prefeito em exercício. Se Deus permitir, que esse ato possa se repetir por mais vezes”, disse.

Estiveram presentes no ato de transmissão de cargo os vereadores que compõem o Poder Legislativo Casa Dr. Francisco Seráphico da Nóbrega Filho (veja relatos ao final da matéria); secretários municipais; o juiz de Direito da Comarca de Santa Luzia, Rossini Amorim Bastos; o promotor de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho; membros do Poder Judiciário, familiares de Zezé e Chicão; representantes da sociedade civil e participação da Banda Duarte Machado.

EXECUTIVO

No início da solenidade, as autoridades presentes respeitaram um minuto de silêncio em homenagem a professora Maria Luíza de Araújo, Dona Malu, mãe do prefeito Zezé, falecida na madrugada desta sexta-feira.

Em discurso emocionado, o prefeito Zezé enalteceu o caráter, o espírito público e a experiência política de mais de 30 anos do amigo Chicão para conduzir a Prefeitura de Santa Luzia.

“Para mim é motivo de alegria e satisfação em passar o cargo para um amigo, preparado e capaz. Este é um momento histórico para a cidade. Chicão, o Poder Executivo está em boas mãos, tenho certeza de que você conduzirá bem os destinos de Santa Luzia, dando continuidade as boas ações que estão sendo executados no município. Sei do seu desejo de fazer o melhor para o nosso povo e por nossa cidade”, disse.

Em seguida, Zezé fez a entrega simbólica das chaves do município ao prefeito em exercício, Chicão. “Essa será a primeira de muitas oportunidades que você terá para conduzir os destinos da cidade de Santa Luzia”, complementou o prefeito.

Empossado, Chicão proferiu discurso emocionado aos presentes e citou vários momentos da trajetória política iniciada em 1991, por orientação do então deputado estadual Antonio Ivo de Medeiros, já falecido. Ele lembrou das três disputas eleitorais em que concorreu ao cargo de prefeito de Santa Luzia, e citou a aliança vencedora com Zezé, nas vésperas da eleição de 2016.

“Para mim, é uma honra ser vice-prefeito de Santa Luzia, e poder contribuir com a cidade. Assumir o mandato de prefeito em exercício mostra a grandeza do amigo Zezé. Hoje, estou no cargo sabendo dos meus deveres, e, não fugirei das responsabilidades, vou seguir os passos dessa honrosa administração, bem avaliada pelo trabalho, dinamismo e realizações aprovadas pelo povo, seguindo a linha que já vem dando certo. Vocês terão um amigo na Prefeitura, que só quer o bem dessa cidade”, destacou.

HOMENAGENS

Os vereadores integrantes da Casa Dr. Francisco Seráphico da Nóbrega, também parabenizaram o prefeito eleito. Confira os depoimentos:

Galvincio: “Não tenho dúvidas, Chicão, que o Senhor com muita responsabilidade, ética, e honeradez irá conduzir os destinos desse município até o dia 5 de fevereiro. Seu perfil sempre foi de muita honestidade e transparência. Minha admiração, respeito e carinho por Chicão vem desde 2015, quando conheci de perto o político, o homem público. Que Deus possa iluminar os seus caminhos”.

Professor Félix Júnior: “Ao amigo Chicão, pela primeira vez o sonho realizado de ser prefeito, que poderá ser em um futuro muito próximo. Sucesso, que Deus o abençoe nesse mandato interino”.

Flávio Marinho: “Queria Deus que eu participasse de um dia como esse, sempre ao lado e Chicão, lutamos desde o ano de 1992 para que esse dia chegasse. Apesar de que interinamente, mas hoje, meu amigo Chicão, é prefeito de Santa Luzia. Parabenizo Zezé pelo gesto, e parabenizo Chicão pelo sonho realizado”.

Thiago Araújo: “Desejo boa sorte ao prefeito Chicão, estamos à disposição para ajudá-lo no for preciso, não só com o vereador, mas com o amigo Thiago e todos que fazem parte desta Casa. É uma alegria pela posse do prefeito Chicão. Desejo-lhe boa sorte na condução do nosso município”.

Hianna Nóbrega: “Ao participar da solenidade de posse de Chicão como prefeito, me veio a memória as três vezes em que o amigo Chicão concorreu por três vezes à Prefeitura, nas três vezes o acompanhei, e quero dizer que o Poder Legislativo estará a sua disposição, eu enquanto sua amiga, coloco o mandato à sua disposição”.

Milton Lucena: “Desejo boa sorte a Chicão, conheço do seu carater, de sua honestidade, e sei que ele cumprirá o que determina a Lei. Estamos de recesso, mas à disposição para ajudar no que precisar”.

Hominho: “Parabéns ao amigo Chicão, será pouco tempo, mas sei que trabalhará na condução deste município com muita responsabilidade e honestidade”.

Tibério Morais: “Parabenizo o prefeito Chicão pela ascensão ao cargo e desejo sucesso na condução do nosso município”.

Ricardo Morais: “Desejo sucesso ao prefeito Chicão neste mês em que ficará à frente do Poder Executivo, algo bastante aguardado por ele, e me coloco à disposição para ajudar no que for preciso”.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support