#210808

#672417

Pesquisar
Close this search box.
Câmara aprova a regulamentação do Sistema Municipal de Cultura em Santa Luzia

Câmara aprova a regulamentação do Sistema Municipal de Cultura em Santa Luzia

Data da Notícia: 5 de setembro, 2023
Última Modificação: 5 de setembro, 2023

Os vereadores de Santa Luzia aprovaram por unanimidade, em sessão ordinária da Casa Dr. Francisco Seráphico da Nóbrega Filho, na noite desta terça-feira (5), o Projeto de Lei N° 53/2023, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta o Sistema Municipal de Cultura.

O Sistema Municipal de Cultura passará a integrar o Sistema Nacional de Cultura, como integrante mecanismos de gestão compartilhada entre os demais entes federados e da sociedade civil organizada.

Durante a discussão da matéria, a secretária municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia, Tereza Nóbrega, fez uma explanação geral sobre a importância da deliberação da matéria. Segundo ela, o Sistema estabelecerá o Plano Municipal de Cultura, formalizará a Conferência Municipal de Cultura, regulamentará o Conselho Municipal de Cultura e criará o Fundo Municipal de Cultura.

“Este é um dos momentos mais importantes da história para os fazedores de cultura do município de Santa Luzia. Esta Lei organiza tudo aquilo que a gente tem em termos de potencialidades culturais. Hoje, não podemos pleitear recursos do Governo Federal e do Governo Estadual para a cultura, e, sem financiamento não há como fazer cultura. A cultura é a projeção do modelo de vida de um povo como fonte de geração de emprego e renda e de embelezamento da sociedade”, frisou Tereza.

O vereador Galvincio destacou a importância da valorização da cultura santaluziense. “Essa é uma oportunidade que deixa o meu coração preenchido. Sou Neto da cultura, fui autor do Dia Municipal do Poeta, e quero me deixar a disposição para ajudar na consolidação de pleitos. Política se faz dessa forma, com todos juntos”, disse.

O vereador Ricardo Morais (União Brasil) parabenizou a secretária Tereza pela explanação, e sugeriu a inscrição do município em projetos culturais realizados por empresas públicas e também privadas. “Santa Luzia é berço de cultura. Parabenizo esse projeto que vem do Poder Executivo, mas fica o convite para que secretarias possam pensar de maneira diferente, a elaborar projetos, por meio de editais, que possam proporcionar mais recursos para o município”, disse.

O vereador Thiago Araújo destacou que o projeto vai preparar o município de Santa Luzia para receber fundos do Governo Federal. “Quem tem que ganhar com isso é o nosso município, que é rico culturalmente. Que fique o exemplo para as demais cidades”, disse.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support