Informativos Notícias

Vereadores aprovam denominação da Praça de Eventos em homenagem ao musicista José Augusto de Araújo

Por Comunicação / CMSL   Quarta-Feira, 1 de Junho de 2022

A Câmara Municipal de Santa Luzia aprovou por unanimidade entre os presentes, na sessão ordinária desta terça-feira (31), o projeto de Lei nº 30/2022, de autoria do vereador Félix Júnior (MDB), que denomina de Praça de Eventos José Augusto de Araújo - "Zezé de Seu Alexandre", a nova praça que está em construção no Centro da Cidade.

O homenageado José Augusto de Araújo foi um grande musicista em Santa Luzia no início do século XX. Tocava clarinete e participou das bandas que animaram as primeiras edições do São João de Santa Luzia, que este ano celebra 80 anos de tradição, inclusive, com registros de participações em bailes juninos na década de 1920, na antiga comunidade Várzea Alegre. Ele também foi servidor dos Correios e Telégrafos.

Sessao_3105 (2)De acordo com o vereador Félix Júnior, o referido projeto de Lei tem o objetivo de homenagear um filho da terra, homem do povo, que desempenhou o seu talento em favor da cultura, com participação direta nas festividades juninas da cidade desde as primeiras décadas do século XX.

Augusto de Araújo foi um grande músico do nosso município. Ele tocava clarinete, e, naquela época as festas juninas eram animadas em sua maioria por instrumentos da nossa Banda de Música. Há poucos dias, tive um relato de na comunidade Várzea Alegre, que fazia parte de Santa Luzia, ocorreram festas juninas já em 1921 e que José Augusto de Araújo já estava lá, naquele local, participando e animando os participantes com sua música, ou seja, antes de se criar oficialmente a festa de São João do nosso município, esses músicos já animavam os chamados 'bailes juninos' à época. Portanto, nada mais justo do que defender o nome de alguém que animou por tantos anos o São João da nossa terra”, justificou o vereador Félix Júnior.

A matéria recebeu os votos favoráveis dos vereadores Netto Lima, Professor Félix Júnior, Hominho, Flávio Marinho, todos do MDB; e de Hianna Nóbrega, Tibério Morais e Ricardo Morais, do União Brasil.

Confira como foi a votação, no vídeo abaixo: