Informativos Notícias

Câmara aprova criação do Dia Municipal de Conscientização do Autismo e da Semana Municipal da Juventude Rural

Por Comunicação / CMSL   Quarta-Feira, 27 de Abril de 2022

Os vereadores de Santa Luzia aprovaram, por unanimidade, o estabelecimento de datas que visam a valorização e a representação de segmentos importantes da sociedade. Na sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (26), a Câmara Municipal referendou a criação do Dia Municipal de Conscientização do Autismo e também da Semana Municipal da Juventude Rural. As proposituras foram apresentadas pelo vereador Petrônio Rocha (DEM).

O Projeto de Lei 24/2022 estabelece o de 1º de junho como o Dia Municipal de Conscientização do Autismo no município. A data tem o objetivo de promover a realização de eventos e atividades festivas, voltadas para a promoção humana e atos de conscientização voltados aos direitos da pessoa portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sessao_ordinaria_26042022 (16)“A atenção às pessoas especiais é de suma importância para o nosso município e sociedade. Muitas iniciativas têm sido estabelecidas nas diversas casas legislativas do País, mas o portador de Autismo, seus pais, cuidadores continuam com pouca visibilidade à causa. As pessoas precisam ter conhecimento de seus direitos, e este Dia Municipal de Conscientização do Autismo surge para isso, para conscientizar o cidadão sobre os direitos da pessoa com deficiência, especialmente, ao portador do TEA”, explicou o vereador Petrônio Rocha.

SEMANA DA JUVENTUDE RURAL

Já o Projeto de Lei nº 23/2022, também do vereador Petrônio Rocha, inclui no calendário de eventos do município a instituição da Semana Municipal da Juventude Rural. A matéria estabelece a segunda semana do mês de maio como período para realização de eventos e atividades voltadas a valorização dos jovens produtores que moram em comunidades rurais de Santa Luzia.

valorizar o jovem do campo, e o nosso município tem uma parcela importante de jovens que são naturais de comunidades rurais, que aprendem desde cedo o valor do trabalho, do plantio e da colheita. A segunda semana de maio foi a escolhida justamente por ser um período posterior ao nosso inverno, quando todos poderão apresentar o que eles têm de melhor. Precisamos prestigiar essa camada importante da nossa sociedade”, justificou o vereador Petrônio.

Reveja como foi a apresentação e votação das matérias: